ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA
O trabalho é uma relação social fundamental dos seres humanos com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do ser humano, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos seres humanos com a natureza e entre si.
Tendo em vista a afirmação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
O ser humano é mais que sua individualidade, é protagonista de mudança nas interações sociais.
PORQUE
A transformação permanente do ser humano, em seu contato com a natureza e com os outros seres humanos, gera a constante mudança social.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A primeira assertiva é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas assertivas são incorretas.
A primeira assertiva é verdadeira, e a segunda é falsa.
O trabalho do professor pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. Essas operações são: o planejar, o executar e o avaliar. Em uma escola democrática, o planejamento curricular deve ser pensado e discutido coletivamente e deve ser base para todas as atividades de ensino e de aprendizagem planejadas pelos professores para serem desenvolvidas em sala de aula. No entanto, para que os professores possam desenvolver as operações didáticas necessárias em sala de aula, é necessário que ele tenha domínio de conhecimentos didáticos que são imprescindíveis ao sucesso de seu trabalho.
Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquelas que se referem a esses conhecimentos.
I Domínio de técnicas para elaboração de avaliações objetivas, pois esse instrumento quantitativo é o mais preciso e fidedigno.
II Conhecimento teórico-prático dos conteúdos da disciplina com a qual trabalha, realizando uma abordagem contextualizada desses conteúdos
III Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
IV Conhecer e saber usar, com propriedade, diferentes técnicas e procedimentos de ensino, adequando-os aos conteúdos que serão abordados, bem como às características das turmas e alunos com os quais estará trabalhando.
É correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
II e III.
I e II.
II e IV.
I e III.
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto I
Na escola, como em outras instituições sociais, ocorrem diversas práticas de organização do tempo e do espaço como forma de ordenamento das relações estabelecidas entre os diferentes atores e suas práticas. Nela aprendemos que há um lugar para cada coisa e cada coisa tem seu lugar e que tudo tem a sua hora certa.
(LOURO, G. L. Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez 1996, p. 66)
Texto II
Ao estabelecer normas e ritmos que estruturam diversas temporalidades e ambientes, a escola contribui para a construção de determinadas subjetividades nos alunos: seus gestos, seus passos, suas palavras e seus ouvidos foram treinados e afinados por e para um tipo de ritual que é distinto, diverso dos outros, de outras instâncias ou domínios.
(LOURO, G. L. Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez 1996, p. 67)
A respeito da organização do tempo e do espaço escolar como categorias cultural e historicamente construídas, avalie as afirmativas que seguem.
I Os espaços delimitados pela organização das escolas retratam as definições de papéis vigentes em nossa sociedade.
II O único espaço definido pela organização da escola é a sala de aula: ela é o lugar onde o processo ensino-aprendizagem acontece.
III A escola reproduz os papéis sociais e condiciona os alunos a seguir esses papéis, ela delimita, dentro do ambiente escolar, o espaço que cada um deve ocupar.
IV O espaço e o tempo escolar são categorias neutras e não fazem parte da cultura escolar.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e IV.
I e III.
I e II.
II e IV.
Leia, com atenção, o fragmento do texto Memórias da Escola de Ferreira.
Dentre tantas atividades, a que eu mais gostava de rever era a parte da sala de aula. Não sei por que, mas adorava me observar sentado ali, na primeira carteira da fila, às vezes concentrado, às vezes conversando com o colega de trás. Essa visão recorda-me também um fato triste acontecido naquela época: uma colega de classe acabou perdendo a vida com apenas 6 anos de idade, e o pior é que a doença que supostamente havia tirado-lhe a vida era a mesma que havia sido diagnosticada em mim, pouco tempo antes. Foi a primeira vez em que tive que lidar com a morte, porém, como não a conhecia muito bem, acho que não senti muito a perda.
(FERREIRA, EntreVer, Florianópolis, v. 01, n.01, p. 23-28, 2011)
Sobre a sala de aula como espaço de convivência, analise as asserções a seguir.
O professor não deve desconsiderar a densidade afetiva vivida em sala de aula, pelo contrário, deve aproveitar essas experiências relacionando-as com as atividades escolares e com os conteúdos estudados, transformando a sala de aula em espaço de vivências.
PORQUE
Ao falarmos de espaço de vivências, estamos pensando na realidade de cada aluno e tudo aquilo que dá sentido à sua vida: suas ideias, crenças e valores, suas relações no bairro, no seu grupo de amigos, etc. É a partir desse entendimento que o professor deve proporcionar situações em que o mundo externo possa permear, ganhar significado e ultrapassar o espaço da sala de aula.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Na necessidade de elaborar respostas para as questões filosóficas: Quem somos nós? Como nos desenvolvemos?; os filósofos e pesquisadores, ao longo da história, inauguraram diversas formas de se pensar a realidade, a sociedade e o homem. Cada uma delas, de modo singular procura entender a natureza humana. Nascida da Filosofia, a Psicologia se desenvolveu na busca do entendimento do processo de formação humana, dentre outras ciências.
(AITA, E. B. Psicologia da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016 com adaptações)
A respeito do atual estado de desenvolvimento da Psicologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
No atual estado de desenvolvimento da Psicologia, é correto é afirmar que existem diferentes psicologias, ou Ciências Psicológicas.
PORQUE
Enquanto ciência, a Psicologia busca explicar o processo de formação humana, entender o que nos caracteriza enquanto espécie, o que nos é particular, e elaborar respostas para as perguntas que fundam a história do conhecimento.
A respeito dessas asserções, analise a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia o trecho abaixo, retirado da obra A Enciclopédia, de Diderot:
A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independente da escolha estabelecida no contrato de submissão...
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que Diderot:
pressupunha que os direitos políticos deveriam ser iguais para todos e superiores em poder ao contrato social.
apoiava uma política para o Estado em que a vontade do governante estava acima dos interesses de seus súditos.
defendia os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
teve pouca influência na história política da Europa, limitando-se apenas a um movimento no interior das ciências.
acreditava na revolução armada como único meio de instauração de regimes socialistas.
No seu livro O Antigo Regime e a Revolução, de 1856, o escritor francês Alexis Tocqueville afirmou:
... a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade...
A forma antiga de sociedade a que o texto se refere é:
A hierarquia social, centrada nos laços de sangue que assegurava proteção e direitos políticos à aristocracia, aos comerciantes e aos artesãos.
A organização social, baseada nos vínculos de homem a homem, no qual a classe de senhores especializados dominava uma massa campesina que explorava a terra.
A estrutura social, organizada em dois estames: os proprietários de terras e os escravos, e que ainda excluía a maioria da população da participação política.
A hierarquia social, que concedia honras e privilégios em função do nascimento e dividia de maneira discriminatória a população segundo ordens ou estados.
A organização social, que considerava homens livres apenas os grandes proprietários rurais e o possuidor de grande riqueza monetária.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A emergência do imperialismo norte-americano efetivou-se, na América Latina, a partir da Guerra Hispano-Americana, iniciada em 1898, que resultou na independência de Cuba.
PORQUE
Na medida em que os Estados Unidos consolidaram o seu desenvolvimento econômico interno e definiram objetivos prioritários de interesse no cenário internacional, a política de intervenção em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Bin Laden foi um dos personagens mais focalizado na mídia escrita e visual da última década do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Ele foi um líder político que liderou movimentos em várias regiões do Oriente Médio. Entre as regiões que apoiavam os projetos de Bin Laden, destaca-se a região do atual Iraque.
Na Antiguidade Oriental, o território do Iraque era considerado uma região bem importante onde se desenvolveu uma grande civilização. Estamos nos referindo:
I A região conhecida como Mesopotâmia e cuja localização entre os rios Tigre e Eufrates era ponto de passagem das caravanas que transitavam entre o oeste para o leste do Oriente Médio.
II A região mesopotâmica tinha como característica política inicial a falta de unificação política pois seus poderes eram centrados em cidades - estado que lutavam entre si.
III A região mesopotâmica habitada por caldeus e assírios foi unificada pelo grande Rei Hamurabi que é responsável pela publicação do primeiro Código de Leis que serviu de base para os Códigos posteriores da história do homem.
IV Os mesopotâmicos eram monoteístas, desconheciam a escrita e eram povos desinteressados pelas atividades econômicas
É correto o que se afirma em:
A primeira assertiva é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas assertivas são incorretas.
A primeira assertiva é verdadeira, e a segunda é falsa.
O trabalho do professor pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. Essas operações são: o planejar, o executar e o avaliar. Em uma escola democrática, o planejamento curricular deve ser pensado e discutido coletivamente e deve ser base para todas as atividades de ensino e de aprendizagem planejadas pelos professores para serem desenvolvidas em sala de aula. No entanto, para que os professores possam desenvolver as operações didáticas necessárias em sala de aula, é necessário que ele tenha domínio de conhecimentos didáticos que são imprescindíveis ao sucesso de seu trabalho.
Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquelas que se referem a esses conhecimentos.
I Domínio de técnicas para elaboração de avaliações objetivas, pois esse instrumento quantitativo é o mais preciso e fidedigno.
II Conhecimento teórico-prático dos conteúdos da disciplina com a qual trabalha, realizando uma abordagem contextualizada desses conteúdos
III Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
IV Conhecer e saber usar, com propriedade, diferentes técnicas e procedimentos de ensino, adequando-os aos conteúdos que serão abordados, bem como às características das turmas e alunos com os quais estará trabalhando.
É correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
II e III.
I e II.
II e IV.
I e III.
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto I
Na escola, como em outras instituições sociais, ocorrem diversas práticas de organização do tempo e do espaço como forma de ordenamento das relações estabelecidas entre os diferentes atores e suas práticas. Nela aprendemos que há um lugar para cada coisa e cada coisa tem seu lugar e que tudo tem a sua hora certa.
(LOURO, G. L. Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez 1996, p. 66)
Texto II
Ao estabelecer normas e ritmos que estruturam diversas temporalidades e ambientes, a escola contribui para a construção de determinadas subjetividades nos alunos: seus gestos, seus passos, suas palavras e seus ouvidos foram treinados e afinados por e para um tipo de ritual que é distinto, diverso dos outros, de outras instâncias ou domínios.
(LOURO, G. L. Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez 1996, p. 67)
A respeito da organização do tempo e do espaço escolar como categorias cultural e historicamente construídas, avalie as afirmativas que seguem.
I Os espaços delimitados pela organização das escolas retratam as definições de papéis vigentes em nossa sociedade.
II O único espaço definido pela organização da escola é a sala de aula: ela é o lugar onde o processo ensino-aprendizagem acontece.
III A escola reproduz os papéis sociais e condiciona os alunos a seguir esses papéis, ela delimita, dentro do ambiente escolar, o espaço que cada um deve ocupar.
IV O espaço e o tempo escolar são categorias neutras e não fazem parte da cultura escolar.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e IV.
I e III.
I e II.
II e IV.
Leia, com atenção, o fragmento do texto Memórias da Escola de Ferreira.
Dentre tantas atividades, a que eu mais gostava de rever era a parte da sala de aula. Não sei por que, mas adorava me observar sentado ali, na primeira carteira da fila, às vezes concentrado, às vezes conversando com o colega de trás. Essa visão recorda-me também um fato triste acontecido naquela época: uma colega de classe acabou perdendo a vida com apenas 6 anos de idade, e o pior é que a doença que supostamente havia tirado-lhe a vida era a mesma que havia sido diagnosticada em mim, pouco tempo antes. Foi a primeira vez em que tive que lidar com a morte, porém, como não a conhecia muito bem, acho que não senti muito a perda.
(FERREIRA, EntreVer, Florianópolis, v. 01, n.01, p. 23-28, 2011)
Sobre a sala de aula como espaço de convivência, analise as asserções a seguir.
O professor não deve desconsiderar a densidade afetiva vivida em sala de aula, pelo contrário, deve aproveitar essas experiências relacionando-as com as atividades escolares e com os conteúdos estudados, transformando a sala de aula em espaço de vivências.
PORQUE
Ao falarmos de espaço de vivências, estamos pensando na realidade de cada aluno e tudo aquilo que dá sentido à sua vida: suas ideias, crenças e valores, suas relações no bairro, no seu grupo de amigos, etc. É a partir desse entendimento que o professor deve proporcionar situações em que o mundo externo possa permear, ganhar significado e ultrapassar o espaço da sala de aula.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Na necessidade de elaborar respostas para as questões filosóficas: Quem somos nós? Como nos desenvolvemos?; os filósofos e pesquisadores, ao longo da história, inauguraram diversas formas de se pensar a realidade, a sociedade e o homem. Cada uma delas, de modo singular procura entender a natureza humana. Nascida da Filosofia, a Psicologia se desenvolveu na busca do entendimento do processo de formação humana, dentre outras ciências.
(AITA, E. B. Psicologia da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016 com adaptações)
A respeito do atual estado de desenvolvimento da Psicologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
No atual estado de desenvolvimento da Psicologia, é correto é afirmar que existem diferentes psicologias, ou Ciências Psicológicas.
PORQUE
Enquanto ciência, a Psicologia busca explicar o processo de formação humana, entender o que nos caracteriza enquanto espécie, o que nos é particular, e elaborar respostas para as perguntas que fundam a história do conhecimento.
A respeito dessas asserções, analise a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia o trecho abaixo, retirado da obra A Enciclopédia, de Diderot:
A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independente da escolha estabelecida no contrato de submissão...
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que Diderot:
pressupunha que os direitos políticos deveriam ser iguais para todos e superiores em poder ao contrato social.
apoiava uma política para o Estado em que a vontade do governante estava acima dos interesses de seus súditos.
defendia os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
teve pouca influência na história política da Europa, limitando-se apenas a um movimento no interior das ciências.
acreditava na revolução armada como único meio de instauração de regimes socialistas.
No seu livro O Antigo Regime e a Revolução, de 1856, o escritor francês Alexis Tocqueville afirmou:
... a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade...
A forma antiga de sociedade a que o texto se refere é:
A hierarquia social, centrada nos laços de sangue que assegurava proteção e direitos políticos à aristocracia, aos comerciantes e aos artesãos.
A organização social, baseada nos vínculos de homem a homem, no qual a classe de senhores especializados dominava uma massa campesina que explorava a terra.
A estrutura social, organizada em dois estames: os proprietários de terras e os escravos, e que ainda excluía a maioria da população da participação política.
A hierarquia social, que concedia honras e privilégios em função do nascimento e dividia de maneira discriminatória a população segundo ordens ou estados.
A organização social, que considerava homens livres apenas os grandes proprietários rurais e o possuidor de grande riqueza monetária.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A emergência do imperialismo norte-americano efetivou-se, na América Latina, a partir da Guerra Hispano-Americana, iniciada em 1898, que resultou na independência de Cuba.
PORQUE
Na medida em que os Estados Unidos consolidaram o seu desenvolvimento econômico interno e definiram objetivos prioritários de interesse no cenário internacional, a política de intervenção em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Bin Laden foi um dos personagens mais focalizado na mídia escrita e visual da última década do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Ele foi um líder político que liderou movimentos em várias regiões do Oriente Médio. Entre as regiões que apoiavam os projetos de Bin Laden, destaca-se a região do atual Iraque.
Na Antiguidade Oriental, o território do Iraque era considerado uma região bem importante onde se desenvolveu uma grande civilização. Estamos nos referindo:
I A região conhecida como Mesopotâmia e cuja localização entre os rios Tigre e Eufrates era ponto de passagem das caravanas que transitavam entre o oeste para o leste do Oriente Médio.
II A região mesopotâmica tinha como característica política inicial a falta de unificação política pois seus poderes eram centrados em cidades - estado que lutavam entre si.
III A região mesopotâmica habitada por caldeus e assírios foi unificada pelo grande Rei Hamurabi que é responsável pela publicação do primeiro Código de Leis que serviu de base para os Códigos posteriores da história do homem.
IV Os mesopotâmicos eram monoteístas, desconheciam a escrita e eram povos desinteressados pelas atividades econômicas
É correto o que se afirma em:
III e IV.
II e III.
I e II.
II e IV.
I e III.
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto I
Na escola, como em outras instituições sociais, ocorrem diversas práticas de organização do tempo e do espaço como forma de ordenamento das relações estabelecidas entre os diferentes atores e suas práticas. Nela aprendemos que há um lugar para cada coisa e cada coisa tem seu lugar e que tudo tem a sua hora certa.
(LOURO, G. L. Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez 1996, p. 66)
Texto II
Ao estabelecer normas e ritmos que estruturam diversas temporalidades e ambientes, a escola contribui para a construção de determinadas subjetividades nos alunos: seus gestos, seus passos, suas palavras e seus ouvidos foram treinados e afinados por e para um tipo de ritual que é distinto, diverso dos outros, de outras instâncias ou domínios.
(LOURO, G. L. Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez 1996, p. 67)
A respeito da organização do tempo e do espaço escolar como categorias cultural e historicamente construídas, avalie as afirmativas que seguem.
I Os espaços delimitados pela organização das escolas retratam as definições de papéis vigentes em nossa sociedade.
II O único espaço definido pela organização da escola é a sala de aula: ela é o lugar onde o processo ensino-aprendizagem acontece.
III A escola reproduz os papéis sociais e condiciona os alunos a seguir esses papéis, ela delimita, dentro do ambiente escolar, o espaço que cada um deve ocupar.
IV O espaço e o tempo escolar são categorias neutras e não fazem parte da cultura escolar.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e IV.
I e III.
I e II.
II e IV.
Leia, com atenção, o fragmento do texto Memórias da Escola de Ferreira.
Dentre tantas atividades, a que eu mais gostava de rever era a parte da sala de aula. Não sei por que, mas adorava me observar sentado ali, na primeira carteira da fila, às vezes concentrado, às vezes conversando com o colega de trás. Essa visão recorda-me também um fato triste acontecido naquela época: uma colega de classe acabou perdendo a vida com apenas 6 anos de idade, e o pior é que a doença que supostamente havia tirado-lhe a vida era a mesma que havia sido diagnosticada em mim, pouco tempo antes. Foi a primeira vez em que tive que lidar com a morte, porém, como não a conhecia muito bem, acho que não senti muito a perda.
(FERREIRA, EntreVer, Florianópolis, v. 01, n.01, p. 23-28, 2011)
Sobre a sala de aula como espaço de convivência, analise as asserções a seguir.
O professor não deve desconsiderar a densidade afetiva vivida em sala de aula, pelo contrário, deve aproveitar essas experiências relacionando-as com as atividades escolares e com os conteúdos estudados, transformando a sala de aula em espaço de vivências.
PORQUE
Ao falarmos de espaço de vivências, estamos pensando na realidade de cada aluno e tudo aquilo que dá sentido à sua vida: suas ideias, crenças e valores, suas relações no bairro, no seu grupo de amigos, etc. É a partir desse entendimento que o professor deve proporcionar situações em que o mundo externo possa permear, ganhar significado e ultrapassar o espaço da sala de aula.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Na necessidade de elaborar respostas para as questões filosóficas: Quem somos nós? Como nos desenvolvemos?; os filósofos e pesquisadores, ao longo da história, inauguraram diversas formas de se pensar a realidade, a sociedade e o homem. Cada uma delas, de modo singular procura entender a natureza humana. Nascida da Filosofia, a Psicologia se desenvolveu na busca do entendimento do processo de formação humana, dentre outras ciências.
(AITA, E. B. Psicologia da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016 com adaptações)
A respeito do atual estado de desenvolvimento da Psicologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
No atual estado de desenvolvimento da Psicologia, é correto é afirmar que existem diferentes psicologias, ou Ciências Psicológicas.
PORQUE
Enquanto ciência, a Psicologia busca explicar o processo de formação humana, entender o que nos caracteriza enquanto espécie, o que nos é particular, e elaborar respostas para as perguntas que fundam a história do conhecimento.
A respeito dessas asserções, analise a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia o trecho abaixo, retirado da obra A Enciclopédia, de Diderot:
A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independente da escolha estabelecida no contrato de submissão...
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que Diderot:
pressupunha que os direitos políticos deveriam ser iguais para todos e superiores em poder ao contrato social.
apoiava uma política para o Estado em que a vontade do governante estava acima dos interesses de seus súditos.
defendia os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
teve pouca influência na história política da Europa, limitando-se apenas a um movimento no interior das ciências.
acreditava na revolução armada como único meio de instauração de regimes socialistas.
No seu livro O Antigo Regime e a Revolução, de 1856, o escritor francês Alexis Tocqueville afirmou:
... a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade...
A forma antiga de sociedade a que o texto se refere é:
A hierarquia social, centrada nos laços de sangue que assegurava proteção e direitos políticos à aristocracia, aos comerciantes e aos artesãos.
A organização social, baseada nos vínculos de homem a homem, no qual a classe de senhores especializados dominava uma massa campesina que explorava a terra.
A estrutura social, organizada em dois estames: os proprietários de terras e os escravos, e que ainda excluía a maioria da população da participação política.
A hierarquia social, que concedia honras e privilégios em função do nascimento e dividia de maneira discriminatória a população segundo ordens ou estados.
A organização social, que considerava homens livres apenas os grandes proprietários rurais e o possuidor de grande riqueza monetária.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A emergência do imperialismo norte-americano efetivou-se, na América Latina, a partir da Guerra Hispano-Americana, iniciada em 1898, que resultou na independência de Cuba.
PORQUE
Na medida em que os Estados Unidos consolidaram o seu desenvolvimento econômico interno e definiram objetivos prioritários de interesse no cenário internacional, a política de intervenção em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Bin Laden foi um dos personagens mais focalizado na mídia escrita e visual da última década do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Ele foi um líder político que liderou movimentos em várias regiões do Oriente Médio. Entre as regiões que apoiavam os projetos de Bin Laden, destaca-se a região do atual Iraque.
Na Antiguidade Oriental, o território do Iraque era considerado uma região bem importante onde se desenvolveu uma grande civilização. Estamos nos referindo:
I A região conhecida como Mesopotâmia e cuja localização entre os rios Tigre e Eufrates era ponto de passagem das caravanas que transitavam entre o oeste para o leste do Oriente Médio.
II A região mesopotâmica tinha como característica política inicial a falta de unificação política pois seus poderes eram centrados em cidades - estado que lutavam entre si.
III A região mesopotâmica habitada por caldeus e assírios foi unificada pelo grande Rei Hamurabi que é responsável pela publicação do primeiro Código de Leis que serviu de base para os Códigos posteriores da história do homem.
IV Os mesopotâmicos eram monoteístas, desconheciam a escrita e eram povos desinteressados pelas atividades econômicas
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e IV.
I e III.
I e II.
II e IV.
Leia, com atenção, o fragmento do texto Memórias da Escola de Ferreira.
Dentre tantas atividades, a que eu mais gostava de rever era a parte da sala de aula. Não sei por que, mas adorava me observar sentado ali, na primeira carteira da fila, às vezes concentrado, às vezes conversando com o colega de trás. Essa visão recorda-me também um fato triste acontecido naquela época: uma colega de classe acabou perdendo a vida com apenas 6 anos de idade, e o pior é que a doença que supostamente havia tirado-lhe a vida era a mesma que havia sido diagnosticada em mim, pouco tempo antes. Foi a primeira vez em que tive que lidar com a morte, porém, como não a conhecia muito bem, acho que não senti muito a perda.
(FERREIRA, EntreVer, Florianópolis, v. 01, n.01, p. 23-28, 2011)
Sobre a sala de aula como espaço de convivência, analise as asserções a seguir.
O professor não deve desconsiderar a densidade afetiva vivida em sala de aula, pelo contrário, deve aproveitar essas experiências relacionando-as com as atividades escolares e com os conteúdos estudados, transformando a sala de aula em espaço de vivências.
PORQUE
Ao falarmos de espaço de vivências, estamos pensando na realidade de cada aluno e tudo aquilo que dá sentido à sua vida: suas ideias, crenças e valores, suas relações no bairro, no seu grupo de amigos, etc. É a partir desse entendimento que o professor deve proporcionar situações em que o mundo externo possa permear, ganhar significado e ultrapassar o espaço da sala de aula.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Na necessidade de elaborar respostas para as questões filosóficas: Quem somos nós? Como nos desenvolvemos?; os filósofos e pesquisadores, ao longo da história, inauguraram diversas formas de se pensar a realidade, a sociedade e o homem. Cada uma delas, de modo singular procura entender a natureza humana. Nascida da Filosofia, a Psicologia se desenvolveu na busca do entendimento do processo de formação humana, dentre outras ciências.
(AITA, E. B. Psicologia da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016 com adaptações)
A respeito do atual estado de desenvolvimento da Psicologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
No atual estado de desenvolvimento da Psicologia, é correto é afirmar que existem diferentes psicologias, ou Ciências Psicológicas.
PORQUE
Enquanto ciência, a Psicologia busca explicar o processo de formação humana, entender o que nos caracteriza enquanto espécie, o que nos é particular, e elaborar respostas para as perguntas que fundam a história do conhecimento.
A respeito dessas asserções, analise a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia o trecho abaixo, retirado da obra A Enciclopédia, de Diderot:
A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independente da escolha estabelecida no contrato de submissão...
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que Diderot:
pressupunha que os direitos políticos deveriam ser iguais para todos e superiores em poder ao contrato social.
apoiava uma política para o Estado em que a vontade do governante estava acima dos interesses de seus súditos.
defendia os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
teve pouca influência na história política da Europa, limitando-se apenas a um movimento no interior das ciências.
acreditava na revolução armada como único meio de instauração de regimes socialistas.
No seu livro O Antigo Regime e a Revolução, de 1856, o escritor francês Alexis Tocqueville afirmou:
... a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade...
A forma antiga de sociedade a que o texto se refere é:
A hierarquia social, centrada nos laços de sangue que assegurava proteção e direitos políticos à aristocracia, aos comerciantes e aos artesãos.
A organização social, baseada nos vínculos de homem a homem, no qual a classe de senhores especializados dominava uma massa campesina que explorava a terra.
A estrutura social, organizada em dois estames: os proprietários de terras e os escravos, e que ainda excluía a maioria da população da participação política.
A hierarquia social, que concedia honras e privilégios em função do nascimento e dividia de maneira discriminatória a população segundo ordens ou estados.
A organização social, que considerava homens livres apenas os grandes proprietários rurais e o possuidor de grande riqueza monetária.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A emergência do imperialismo norte-americano efetivou-se, na América Latina, a partir da Guerra Hispano-Americana, iniciada em 1898, que resultou na independência de Cuba.
PORQUE
Na medida em que os Estados Unidos consolidaram o seu desenvolvimento econômico interno e definiram objetivos prioritários de interesse no cenário internacional, a política de intervenção em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Bin Laden foi um dos personagens mais focalizado na mídia escrita e visual da última década do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Ele foi um líder político que liderou movimentos em várias regiões do Oriente Médio. Entre as regiões que apoiavam os projetos de Bin Laden, destaca-se a região do atual Iraque.
Na Antiguidade Oriental, o território do Iraque era considerado uma região bem importante onde se desenvolveu uma grande civilização. Estamos nos referindo:
I A região conhecida como Mesopotâmia e cuja localização entre os rios Tigre e Eufrates era ponto de passagem das caravanas que transitavam entre o oeste para o leste do Oriente Médio.
II A região mesopotâmica tinha como característica política inicial a falta de unificação política pois seus poderes eram centrados em cidades - estado que lutavam entre si.
III A região mesopotâmica habitada por caldeus e assírios foi unificada pelo grande Rei Hamurabi que é responsável pela publicação do primeiro Código de Leis que serviu de base para os Códigos posteriores da história do homem.
IV Os mesopotâmicos eram monoteístas, desconheciam a escrita e eram povos desinteressados pelas atividades econômicas
É correto o que se afirma em:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Na necessidade de elaborar respostas para as questões filosóficas: Quem somos nós? Como nos desenvolvemos?; os filósofos e pesquisadores, ao longo da história, inauguraram diversas formas de se pensar a realidade, a sociedade e o homem. Cada uma delas, de modo singular procura entender a natureza humana. Nascida da Filosofia, a Psicologia se desenvolveu na busca do entendimento do processo de formação humana, dentre outras ciências.
(AITA, E. B. Psicologia da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016 com adaptações)
A respeito do atual estado de desenvolvimento da Psicologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
No atual estado de desenvolvimento da Psicologia, é correto é afirmar que existem diferentes psicologias, ou Ciências Psicológicas.
PORQUE
Enquanto ciência, a Psicologia busca explicar o processo de formação humana, entender o que nos caracteriza enquanto espécie, o que nos é particular, e elaborar respostas para as perguntas que fundam a história do conhecimento.
A respeito dessas asserções, analise a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia o trecho abaixo, retirado da obra A Enciclopédia, de Diderot:
A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independente da escolha estabelecida no contrato de submissão...
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que Diderot:
pressupunha que os direitos políticos deveriam ser iguais para todos e superiores em poder ao contrato social.
apoiava uma política para o Estado em que a vontade do governante estava acima dos interesses de seus súditos.
defendia os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
teve pouca influência na história política da Europa, limitando-se apenas a um movimento no interior das ciências.
acreditava na revolução armada como único meio de instauração de regimes socialistas.
No seu livro O Antigo Regime e a Revolução, de 1856, o escritor francês Alexis Tocqueville afirmou:
... a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade...
A forma antiga de sociedade a que o texto se refere é:
A hierarquia social, centrada nos laços de sangue que assegurava proteção e direitos políticos à aristocracia, aos comerciantes e aos artesãos.
A organização social, baseada nos vínculos de homem a homem, no qual a classe de senhores especializados dominava uma massa campesina que explorava a terra.
A estrutura social, organizada em dois estames: os proprietários de terras e os escravos, e que ainda excluía a maioria da população da participação política.
A hierarquia social, que concedia honras e privilégios em função do nascimento e dividia de maneira discriminatória a população segundo ordens ou estados.
A organização social, que considerava homens livres apenas os grandes proprietários rurais e o possuidor de grande riqueza monetária.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A emergência do imperialismo norte-americano efetivou-se, na América Latina, a partir da Guerra Hispano-Americana, iniciada em 1898, que resultou na independência de Cuba.
PORQUE
Na medida em que os Estados Unidos consolidaram o seu desenvolvimento econômico interno e definiram objetivos prioritários de interesse no cenário internacional, a política de intervenção em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Bin Laden foi um dos personagens mais focalizado na mídia escrita e visual da última década do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Ele foi um líder político que liderou movimentos em várias regiões do Oriente Médio. Entre as regiões que apoiavam os projetos de Bin Laden, destaca-se a região do atual Iraque.
Na Antiguidade Oriental, o território do Iraque era considerado uma região bem importante onde se desenvolveu uma grande civilização. Estamos nos referindo:
I A região conhecida como Mesopotâmia e cuja localização entre os rios Tigre e Eufrates era ponto de passagem das caravanas que transitavam entre o oeste para o leste do Oriente Médio.
II A região mesopotâmica tinha como característica política inicial a falta de unificação política pois seus poderes eram centrados em cidades - estado que lutavam entre si.
III A região mesopotâmica habitada por caldeus e assírios foi unificada pelo grande Rei Hamurabi que é responsável pela publicação do primeiro Código de Leis que serviu de base para os Códigos posteriores da história do homem.
IV Os mesopotâmicos eram monoteístas, desconheciam a escrita e eram povos desinteressados pelas atividades econômicas
É correto o que se afirma em:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia o trecho abaixo, retirado da obra A Enciclopédia, de Diderot:
A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independente da escolha estabelecida no contrato de submissão...
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que Diderot:
pressupunha que os direitos políticos deveriam ser iguais para todos e superiores em poder ao contrato social.
apoiava uma política para o Estado em que a vontade do governante estava acima dos interesses de seus súditos.
defendia os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
teve pouca influência na história política da Europa, limitando-se apenas a um movimento no interior das ciências.
acreditava na revolução armada como único meio de instauração de regimes socialistas.
No seu livro O Antigo Regime e a Revolução, de 1856, o escritor francês Alexis Tocqueville afirmou:
... a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade...
A forma antiga de sociedade a que o texto se refere é:
A hierarquia social, centrada nos laços de sangue que assegurava proteção e direitos políticos à aristocracia, aos comerciantes e aos artesãos.
A organização social, baseada nos vínculos de homem a homem, no qual a classe de senhores especializados dominava uma massa campesina que explorava a terra.
A estrutura social, organizada em dois estames: os proprietários de terras e os escravos, e que ainda excluía a maioria da população da participação política.
A hierarquia social, que concedia honras e privilégios em função do nascimento e dividia de maneira discriminatória a população segundo ordens ou estados.
A organização social, que considerava homens livres apenas os grandes proprietários rurais e o possuidor de grande riqueza monetária.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A emergência do imperialismo norte-americano efetivou-se, na América Latina, a partir da Guerra Hispano-Americana, iniciada em 1898, que resultou na independência de Cuba.
PORQUE
Na medida em que os Estados Unidos consolidaram o seu desenvolvimento econômico interno e definiram objetivos prioritários de interesse no cenário internacional, a política de intervenção em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Bin Laden foi um dos personagens mais focalizado na mídia escrita e visual da última década do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Ele foi um líder político que liderou movimentos em várias regiões do Oriente Médio. Entre as regiões que apoiavam os projetos de Bin Laden, destaca-se a região do atual Iraque.
Na Antiguidade Oriental, o território do Iraque era considerado uma região bem importante onde se desenvolveu uma grande civilização. Estamos nos referindo:
I A região conhecida como Mesopotâmia e cuja localização entre os rios Tigre e Eufrates era ponto de passagem das caravanas que transitavam entre o oeste para o leste do Oriente Médio.
II A região mesopotâmica tinha como característica política inicial a falta de unificação política pois seus poderes eram centrados em cidades - estado que lutavam entre si.
III A região mesopotâmica habitada por caldeus e assírios foi unificada pelo grande Rei Hamurabi que é responsável pela publicação do primeiro Código de Leis que serviu de base para os Códigos posteriores da história do homem.
IV Os mesopotâmicos eram monoteístas, desconheciam a escrita e eram povos desinteressados pelas atividades econômicas
É correto o que se afirma em:
pressupunha que os direitos políticos deveriam ser iguais para todos e superiores em poder ao contrato social.
apoiava uma política para o Estado em que a vontade do governante estava acima dos interesses de seus súditos.
defendia os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.
teve pouca influência na história política da Europa, limitando-se apenas a um movimento no interior das ciências.
acreditava na revolução armada como único meio de instauração de regimes socialistas.
No seu livro O Antigo Regime e a Revolução, de 1856, o escritor francês Alexis Tocqueville afirmou:
... a Revolução Francesa não teve apenas por objetivo mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade...
A forma antiga de sociedade a que o texto se refere é:
A hierarquia social, centrada nos laços de sangue que assegurava proteção e direitos políticos à aristocracia, aos comerciantes e aos artesãos.
A organização social, baseada nos vínculos de homem a homem, no qual a classe de senhores especializados dominava uma massa campesina que explorava a terra.
A estrutura social, organizada em dois estames: os proprietários de terras e os escravos, e que ainda excluía a maioria da população da participação política.
A hierarquia social, que concedia honras e privilégios em função do nascimento e dividia de maneira discriminatória a população segundo ordens ou estados.
A organização social, que considerava homens livres apenas os grandes proprietários rurais e o possuidor de grande riqueza monetária.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A emergência do imperialismo norte-americano efetivou-se, na América Latina, a partir da Guerra Hispano-Americana, iniciada em 1898, que resultou na independência de Cuba.
PORQUE
Na medida em que os Estados Unidos consolidaram o seu desenvolvimento econômico interno e definiram objetivos prioritários de interesse no cenário internacional, a política de intervenção em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Bin Laden foi um dos personagens mais focalizado na mídia escrita e visual da última década do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Ele foi um líder político que liderou movimentos em várias regiões do Oriente Médio. Entre as regiões que apoiavam os projetos de Bin Laden, destaca-se a região do atual Iraque.
Na Antiguidade Oriental, o território do Iraque era considerado uma região bem importante onde se desenvolveu uma grande civilização. Estamos nos referindo:
I A região conhecida como Mesopotâmia e cuja localização entre os rios Tigre e Eufrates era ponto de passagem das caravanas que transitavam entre o oeste para o leste do Oriente Médio.
II A região mesopotâmica tinha como característica política inicial a falta de unificação política pois seus poderes eram centrados em cidades - estado que lutavam entre si.
III A região mesopotâmica habitada por caldeus e assírios foi unificada pelo grande Rei Hamurabi que é responsável pela publicação do primeiro Código de Leis que serviu de base para os Códigos posteriores da história do homem.
IV Os mesopotâmicos eram monoteístas, desconheciam a escrita e eram povos desinteressados pelas atividades econômicas
É correto o que se afirma em:
A hierarquia social, centrada nos laços de sangue que assegurava proteção e direitos políticos à aristocracia, aos comerciantes e aos artesãos.
A organização social, baseada nos vínculos de homem a homem, no qual a classe de senhores especializados dominava uma massa campesina que explorava a terra.
A estrutura social, organizada em dois estames: os proprietários de terras e os escravos, e que ainda excluía a maioria da população da participação política.
A hierarquia social, que concedia honras e privilégios em função do nascimento e dividia de maneira discriminatória a população segundo ordens ou estados.
A organização social, que considerava homens livres apenas os grandes proprietários rurais e o possuidor de grande riqueza monetária.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A emergência do imperialismo norte-americano efetivou-se, na América Latina, a partir da Guerra Hispano-Americana, iniciada em 1898, que resultou na independência de Cuba.
PORQUE
Na medida em que os Estados Unidos consolidaram o seu desenvolvimento econômico interno e definiram objetivos prioritários de interesse no cenário internacional, a política de intervenção em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Bin Laden foi um dos personagens mais focalizado na mídia escrita e visual da última década do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. Ele foi um líder político que liderou movimentos em várias regiões do Oriente Médio. Entre as regiões que apoiavam os projetos de Bin Laden, destaca-se a região do atual Iraque.
Na Antiguidade Oriental, o território do Iraque era considerado uma região bem importante onde se desenvolveu uma grande civilização. Estamos nos referindo:
I A região conhecida como Mesopotâmia e cuja localização entre os rios Tigre e Eufrates era ponto de passagem das caravanas que transitavam entre o oeste para o leste do Oriente Médio.
II A região mesopotâmica tinha como característica política inicial a falta de unificação política pois seus poderes eram centrados em cidades - estado que lutavam entre si.
III A região mesopotâmica habitada por caldeus e assírios foi unificada pelo grande Rei Hamurabi que é responsável pela publicação do primeiro Código de Leis que serviu de base para os Códigos posteriores da história do homem.
IV Os mesopotâmicos eram monoteístas, desconheciam a escrita e eram povos desinteressados pelas atividades econômicas
É correto o que se afirma em:
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.